Por exemplo, sabe aquela inauguração de um mercado local que oferta a cebola por 1 real o kilo enquanto ela custa 9,90? É basicamente isso… por conta da cebola eu vou entrar, conhecer o mercado e ainda levar outras coisas que estão faltando em casa.
Esse tipo de marketing chama a atenção do cliente e quebra objeções pois o cliente após conhecer melhor o trabalho se sentirá seguro em comprar novamente.
No marketing digital isso é ainda mais importante pois as objeções de compra são inúmeras:
– Será que o produto dessa loja virtual será entregue?
– Será que tem boa qualidade?
– Será que vem bem embalado?
– Será? Será? Será?
E para o artesão a coisa ainda piora… será que o produto é bem feito? Será tão bonito quanto na foto?
Sei que para o artesão vender um produto caro a um baixo valor é impossível… É muito trabalho, muito tempo a dispor… mesmo assim podemos usar esse recurso a nosso favor.
Um bom produto, de fácil execução, de baixo valor e de muita beleza é fácil vender e dentro desta caixinha não vai só um produto: vai cartão, vai seu insta, vai seu face, vai uma carta de agradecimento, vai um agrado, vai bem embalado, vai uma dica pra próxima compra e tudo que possa encantar e fidelizar esse cliente. Depois dessa compra que chegou em ordem, bem feita e bem embalada eu duvido que esse mesmo cliente não te siga no insta e volte a comprar.
Esse produto pode ser uma coisa simples: Um ofertador de cigarros, um porta velas, taças, um incensário ou até mesmo uma escultura de tamanho menor mas feita em alta produção com uso de moldes pra diminuir o tempo. Mas lembre-se que diminuir o tempo não significa fazer qualquer coisa.
Aqui, por exemplo, temos inúmeros moldes que diminuem o trabalho pela metade.
Então ótimo! Criei vários produtos de entrada para fidelizar clientes… Tenho brindes lindos , caixas perfeitas… Mas e os clientes? Onde encontro?
Aí entra aquela ajudinha dos marketplaces… mercadolivre, elo 7, google ads e o que mais você encontrar pela internet. Essas plataformas são excelentes para ofertar produtos de entrada e fidelizar cliente que mais tarde farão peças grandes e personalizadas…. São como um grande shopping virtual.
E porque eu não coloco uma peça grande e personalizada no mercado livre logo de cara? Os motivos são vários:
1 – Um cliente que não te conhece não vai arriscar muito valor de início. Ele não sabe se você entrega um bom produto que corresponde a foto;
2 – Os marketplaces buscam produtos de envio rápido e uma peça personalizada demora… Fora que você precisa falar com esse cliente, o que pela plataforma fica complicado
3 – Os marketplaces cobram devolução e reenvio em caso de quebra… Sendo que você poderia resolver melhor com o cliente
Para o artista e artesão de produtos personalizados o marketplace não traz tantas vantagens como os produtos pronta entrega…. Mas se juntarmos um produto de entrada com essas plataformas temos a combinação perfeita.
E aqui vão algumas dicas:
– Faça produtos de entrada de baixo custo, mas de grande valor visual;
– Invista fazendo produtos em grande escala com moldes para diminuir custo e trabalho;
– Procure produtos que não quebrem com facilidade para evitar decepções o que vai acarretar num marketing reverso;
– Invista em embalagens bonitas;
– Invista em pequenos presentes;
– Invista em cartões (vale até ser impresso mesmo) com todos os seus dados, com dicas de uso, dicas de próximas compras;
– Invista em sorteios: adoraríamos saber como vai usar essa peça. Publique com a # x e participe do sorteio Y. OU nos marque em sua publicação e ganhe desconto na peça tal… Crie!
– Faça esse marketing sempre com produtos pronta entrega para não esfriar o cliente nem perder visibilidade nos marketplaces
E é isso aí pessoal, se quiserem conhecer nossos moldes é só entrar no nosso site, vou deixar o link aqui pra vocês